Os materiais e recursos que serão disponibilizados nesse Blog, são a construção coletiva das disciplinas que envolvem conteúdos acerca de Tecnologias aplicadas à Educação Especial do curso de Licenciatura em Educação Especial. Aqui colocaremos recursos construídos pelos alunos no decorrer da disciplina, tutoriais, imagens de recursos de visitas técnicas e exemplos de materiais de Tecnologia Assistiva.
Conheça as ementas das disciplinas:
Tecnologias aplicadas à Educação Especial I: Informação e comunicação
Objetivos gerais: Estudar as tecnologias para a comunicação da informação; meios de registros da informação; meios de divulgação da informação, e ferramentas de tecnologia de comunicação da informação (rede computacional, Internet, etc.).
Ementa: Introdução ao estudo das tecnologias para a comunicação da informação, meios de registros da informação, meios de divulgação da informação e ferramentas de tecnologia de comunicação da informação (rede computacional, Internet, etc.).
Carga Horária: 2 créditos teóricos e 2 créditos práticos
Referências bibliográficas:
Básica:
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999 (demais edições).
SMITH, Deborah Deutsch. Introdução à educação especial: ensinar em tempos de inclusão. [Introduction to special education: teaching in an age of opportunity]. Sandra Moreira de Carvalho (Trad.). 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 593 p.
STAINBACK, S.; STAINBAK, W. Inclusão um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
Complementar:
BOWE, F. G. Universal Design in Education: Teaching Nontraditional Students. Westport(Conn): Bergin & Garvey, 2000.
CARVALHO, R. A. (Orgs). Pessoa com deficiência na sociedade contemporânea: problematizando o debate. Cascavel: EDUNIOESTE, 2006.
FREIRE, F.M.P. O computador em sala de aula: articulando saberes. Campinas, S.P: UNICAMP/NIED, 2000.
FREIRE, F. M. P; VALENTE, J. A. (Orgs.). Aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2005.
MALE, M. Technology for Inclusion. Meeting the special needs of all students. Boston: Allyn and Bacon. 2003
VALENTE, J.A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/ NIED, 1999.
VALENTE, J. A. Liberando a mente: computadores na educação especial. Campinas: Gráfica Central da Unicamp, 1991.
RAIÇA, D. (Orgs). Tecnologias para a Educação Inclusiva. São Paulo: Cortez, 2009.
SILVA, J.M.; MACHADO, E.V; REZENDE, F.A. Ler, ouvir e compreender com as tecnologias da informação e comunicação (TIC) na perspectiva de inclusão. Brasilia: LGE Editora, 2008.
Tecnologias Assistivas nas escolas: recursos básicos de acessibilidade sócio-digital para pessoas com deficiência. Disponível no site: www.assistiva.org.br.
Tecnologias aplicadas à Educação Especial II: tecnologia assistiva
Objetivos gerais: Estudar, analisar e propor utilização de tecnologia assistiva.
Ementa: Análise da área de Tecnologias Assistiva (TA) e seu uso com crianças e jovens com necessidades educacionais especiais em idade escolar. Estudo dos modelos teóricos que fundamentam o uso apropriado dos sistemas de TA, da eficácia dos recursos, diretrizes para seleção, implementação, uso e monitoração dos recursos de TA.
Carga Horária: 2 créditos teóricos e 2 créditos práticos
Referências bibliográficas:
Básica:
MENDES, E. G.; ALMEIDA, Maria Amélia; HAYASHI, Maria Cristina P I. (Orgs.). Temas em Educação Especial: conhecimentos para fundamentar a prática. 1. ed. Araraquara: Junqueira&Marins, 2008. v. 1. 471 p.
NUNES, L.R.O.P. et al. (org.). Comunicar é preciso: em busca das melhores práticas na educação do aluno com deficiência. Marília: ABPEE, 2011. SMITH, D.D. Introdução à educação especial - Ensinar em tempos de inclusão. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Tecnologias Assistivas nas escolas: recursos básicos de acessibilidade sócio-digital para pessoas com deficiência. Disponível no site: www.assistiva.org.br.
Complementar:
BRASIL. Lei Federal 10.098. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília: 2000.
BRASIL. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.
CAPOVILLA, Fernando C. Pesquisa e desenvolvimento de novos recursos tecnológicos para educação especial: boas novas para pesquisadores, clínicos, professores, pais e alunos. Boletim Educação/ UNESP, n. 1, 1997.
COOK, A. M.; HUSSEY, S. M. Assistive Technologies. Principles and Practice. St. Louis, Missouri: Mosby, Inc. 2002.
FUHRER, M.J.; JUTAI, J.W ; SCHERER, M.J.;DERUYTER, F. A framework for the conceptual modeling of assistive technology device outcomes. In Disability and Rehabilitation; Vol.25, no.22, 1243 –1251. 2003.
JUDGE, S. L; PARETTE, H. P. Assistive Technology for young children with disabilities. A guide to family- centered services. Cambridge, Massachusetts: Brookline Books. 1998. 108
JUTAI, J. W. Occupational Therapy and assistive technology: the research challenge. The Israel Journal of Occupational Therapy. Israel. 2002.
KING, T. W. Assistive Technology: essential human factors. Allyn & Bacon. 1999
LAUAND, G.B.A. Fontes de informação sobre tecnologia assistiva para favorecer a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. 2005. 217 f. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educ. do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos.
LAUAND, G.B.A.; MENDES, E. G.. Tecnologia Assistiva: uma proposta de caracterização e classificação. In: Almeida, M.A.; Mendes, E.G.; Hayashi, M.C.P.I.(Orgs.). (Org.). Temas em Educação Especial: múltiplos olhares. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2008. v. , p. 392-402.
LAUAND, G.B.A. ; MENDES, E. G. Recursos de tecnologia assistiva para individuos com disfunções motoras: atividades da vida diária, dispositivos computacionais e lazer. In: Reunião Científica do VII Curso de Especialização em Intervenção em Neuropediatria, 2009, São Carlos.
LENKER, J.A.; PAQUET, V. L. A New Conceptual Model for Assistive Technology Outcomes Research and Practice. In Assistive Technology. RESNA- Rehabilitation Engineering and Assistive Technology Society of North America. Vol.16:1–10. 2004.
MALE, M. Technology for Inclusion. Meeting the special needs of all students. Boston: Allyn and Bacon. 2003 Portal Nacional de Tecnologia Assistiva. www.assistiva.org,br. Acesso em 29/09/2011.
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