quarta-feira, 19 de agosto de 2015

TUTORIAL DO HeadMouse 3.1


O tutorial foi elaborado pelo grupo Grupo: Jéssica, Jucelein, Laura, Michele (turma 2012) no primeiro semestre de 2015. 




Tutorial
Baixar em: http://www.baixaki.com.br/site/dwnld49503.htm
O programa foi projetado e desenvolvido para Windows XP, Windows Vista e Windows 7.

Instalação do programa
O que é o HeadMouse?
É um programa gratuito que substitui o mouse convencional em um computador, permitindo controlar o movimento do cursor usando pequenos movimentos da cabeça, e realizar as ações de “selecionar” e “clicar”, mediante gestos da face do usuário, como: abrir e fechar a boca, mover a cabeça, as sombrancelhas ou piscar.
O Headmouse foi especialmente projetado para ser utilizado por pessoas que não possam manusear um mouse convencional, tais como: tetraplégicos.
Para sua utilização é necessária uma WebCam USB e câmeras de computadores portáteis, que permitam capturar vídeo com uma resolução mínima de 640x480 a 30 fps e que envie os dados em formato RGB, YUV420 o YUV422.

O processo de instalação é simples, rápido e gratuito:
  1. Acessar o site http://www.baixaki.com.br/site/dwnld49503.htm;
  2. Escolher o idioma;
  3. Aceitar a licença de uso;
  4. Indicar o diretório (pasta) de destino que irá receber a instalação do programa.
Observação: não aceitar as sugestões de barra de ferramentas e outras opções, como por exemplo: o antivírus que o site sugere durante a instalação, pois podem danificar o funcionamento do computador.
A WebCAM deve ficar posicionada acima do monitor, mas também pode ser colocada abaixo do mesmo. Já as câmeras de notebook, não precisam ser ajustadas, pois já se configuram na posição correta automaticamente.
Observação: é importante que o rosto do usuário apareça o mais centrado dentro da imagem capturada tanto na Webcam, quanto no notebook.

Passo a passo de como utilizar o programa:
  1. Uma vez iniciado o HeadMouse, a imagem do usuário aparece na tela para detectar (calibrar) automaticamente seu rosto. Portanto, para ativar o programa, basta não mover a cabeça até que se preencha o indicador de progresso de calibração. Quando estiver completo, o Headmouse estará ativado.
  2. Depois de ativado, aparecerá a imagem minimizada do usuário no canto inferior direito do computador, juntamente com as opções do menu principal do programa, que permite o acesso a todas as opções de configuração, em que as principais são: movimentos, sistema e cliques.
A imagem abaixo, exemplifica as funções das opções do menu principal:


1. Botão de ocultar: oculta temporalmente a janela principal. Reaparece após 10 segundos ou ao sair do menu principal.
2. Botão de saída: permite fechar e sair do programa.
3. Botão de configuração de clique: permite o acesso direto ao menu clique.
4. Botão de configuração do movimento do cursor: permite o acesso direto ao menu de movimento.
5. Botão de menu de configuração do sistema: permite acessar o menu do sistema.
6. Botão de informações: permite acessar a janela de informação do programa.
7. Calibração: realiza-se uma nova calibração.

Configuração dos movimentos:
Na janela dos movimentos do cursor, o usuário pode configurar: a orientação da imagem da webcam, o tipo de movimento do cursor, a precisão do movimento e a velocidade de deslocamento do cursor.

Configuração do sistema:
Na janela de configuração do sistema, o usuário pode selecionar o idioma, ativar ou desativar o som, o tamanho da janela principal, o auto - início e o tempo para calibrar o rosto do usuário (a cada 30 segundos ou reinicia a cada vez que sai do modo de pausa).

Configuração dos cliques:
Na janela de configuração do clique, o usuário pode realizar a simulação de todas as opções de clique que o mouse permite, através de um único evento de clique realizado com a boca, olhos ou por temporização.
Durante a execução do programa, o mouse convencional pode ser usado em conjunto com o HeadMouse, pois ao mover o mouse físico, o programa cede momentaneamente o controle do cursor, permitindo que outra pessoa possa ajudar o deficiente físico em alguma atividade mais especifica, ou mesmo, para auxiliar no treinamento de uso deste programa. Depois de alguns segundos sem mover o mouse físico, o Headmouse recupera o controle do cursor.



Avaliação do grupo sobre o programa:
O HeadMouse tem por finalidade auxiliar pessoas com graves comprometimentos motores, substituindo a função do mouse por movimentos da cabeça, olhos, boca e sobrancelhas, que se enquadram dentro das especificidades de cada deficiência motora.
Este programa possui as vantagens de ter um acesso fácil, gratuito e simples de executar. O HeadMouse também é acompanhado por um manual didático, com explicações bem elaboradas e compreensíveis, assim, se tornando acessível para os usuários que precisam utilizar desse recurso.
A dificuldade encontrada na execução do programa foi de controlar o mouse através dos movimentos faciais, já que não temos nenhum comprometimento motor, e por ser nosso primeiro contato com um programa que foi produzido para o público alvo da educação especial.
Também encontramos dificuldades em reabrir o programa, sendo necessário reiniciar o computador toda vez que fechávamos o HeadMouse, devido a falta de reconhecimento da câmera do notebook. Portanto, não sabemos se este equívoco pode ocorrer nos demais computadores também.
Como aspectos pedagógicos, o programa oferece recursos de acesso não somente às funções do próprio computador, mas também, de diferentes sites, possibilitando assim, a função de leitura, da visualização de imagens e da execução de vídeos e áudios.
Portanto, concluímos que este instrumento faz parte da classificação de tecnologias de ensino e aprendizagem colaborativa.
Observação.

Para o uso em notebook a câmera deve estar aberta antes de abrir o programa, pois só assim ele reconhecerá a webcam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário