quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Roteiro de atividades do programa Power Point e Holos

Alunas: Deborah Floriano, Liliane Denise da Silva e Talita M. C. Cruz.


ATIVIDADE: Roteiro de atividades do programa Power Point e Holos com a descrição das atividades realizadas e avaliações dos colegas sobre a atividade.

POWER POINT

Pensando em uma atividade que contemple o aluno Público Alvo da Educação Especial, deficiência intelectual, foi elaborado um plano de aula contendo o jogo das sombras.
Objetivo: Trabalha a Atenção, a Capacidade de Associação Visual e Coordenação motora.
Caracterização: Alunos de ensino fundamental I

* Tutorial:
O usuário deve unir um objeto com a respectiva sombra. Neste caso o aluno deve fazer a associações de figuras com suas respectivas sombras. O uso é muito simples e logo à primeira vista, deve usar o Mouse "Clicando" sobre o objeto ou figura desejada. Se o aluno errar a imagem da atividade permace a mesma se acerta aparece um aplauso e um reforço escrito “VOCÊ ACERTOU”

Abaixo são apresentadas as imagens da atividade realizada.




Atividade 1- primeira sombra




Atividade 2 – segunda sombra do peixe



3 Atividade das sombras



4 Atividade das sombras



PROGRAMA HOLOS

No programa Holos foram desenvolvidas atividades a ser trabalhado com alunos do ensino fundamental I, em específico um aluno com Deficiência Intelectual.
Foram propostas atividades as seguintes atividades:
Objetivo: Trabalha a Atenção, a Capacidade de Associação Visual
Caracterização: Alunos de ensino fundamental

Tutorial das atividades:

Neste momento são descritas as atividades realizadas com o aluno.
Primeiramente o professor deve ligar o computador, fazer o login no programa Holos e clicar nas atividades já salvas no sistema do programa. A utilização do sistema HOLOS propicia à pessoa com deficiência estratégias para seu desenvolvimento e sua aprendizagem, o conhecimento de seus direitos e a aquisição de habilidades básicas e de gestão, bem como de valores éticos e de cidadania.
As características do sistema HOLOS garante um potencial universalizante, contribuindo com educadores e educandos que, com ou sem deficiência, estejam engajados numa situação compartilhada de aprendizagem.
Após iniciar o programa o professor deve acessar a aula programada para o aluno
O Holos – Sistema Educacional é um sistema cujas principais finalidades estão voltadas ao desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas, lingüísticas, sócio-afetivas, motoras e educação em direito e cidadania, a ocorrerem por meio das atividades de: Filmes, Sobreposição, Ligação, Quebra-cabeça, Jogo de Conjunto, Jogo da Memória, Trabalho e Direitoe Cidadania.
A seguir segue as atividades programadas no sistema:

Sobreposição – Nesta atividade será proposto ao aluno que faça a correspondência de imagens sobrepostas – a esquerda são apresentadas as figuras e as sombras onde o aluno deve clicar na imagem colorida e sobrepor sobre a sobra da figura. Se o aluno errar é emitido um som “aaaaa” se o aluno acertar apresenta um som de aplausos.


Ligação - Nesta atividade são apresentadas figuras de frutas vermelhas e os nomes das figuras os alunos devem clicar na imagem e ligar nas palavras. Se o aluno errar é emitido um som “aaaaa” se o aluno acertar apresenta um som de aplausos.

Quebra-cabeça – Nesta atividade é apresentada uma imagem de um trem e é orientado ao aluno que faça o quebra cabeça. Se o aluno errar é emitido um som “aaaaa” se o aluno acertar apresenta um som de aplausos.


Jogo de Conjunto - Nesta atividade são apresentadas para o aluno conjuntos de frutas e este deve clicar nas frutas e agrupar as que se assemelham umas as outras por exemplos frutas vermelhas com frutas vermelhas. Se o aluno errar é emitido um som “aaaaa” se o aluno acertar apresenta um som de aplausos.

Jogo da Memória – Nesta imagem são descritas o jogo da memória com uma imagem e o nome do objeto que está contido na imagem. É apresentado ao aluno por um período de tempo e o aluno deve acha o par. Se o aluno errar é emitido um som “aaaaa” se o aluno acertar apresenta um som de aplausos.

Concluímos a apresentação do programa, neste momento serão apresentadas as avaliações dos colegas que utilizaram os programas com as visões sobre o que foi realizado.







Um comentário: